DIEGO TELLES - PÓDIUN ESPORTE É O SEXTO NA CORRIDA DO GRÊMIO.
17-12-2012 20:43Diego Telles - PÓDIUN ESPORTE foi o sexto colocado na classificação geral na prova dos 3 km da Corrida Monumental, sábado, 01/12 em Porto Alegre. Estando entre os cinco primeiros até a entrada no estádio, Telles deixou escapar a posição para o colega e atleta de Porto Alegre, Gabriel Picarelli. A prova teve ritmo forte desde o princípio, também pelo motivo da grande quantidade de participantes, que obrigou o pelotão de frente passar o primeiro quilômetro abaixo de 3 min.
No total mais de 10.400 inscritos competiram nas ruas em volta do Estádio Olímpico Monumental. No percurso dos 3 km, mais 7.000 participantes largaram com atraso no horário da largada, que era previsto para 20 h 15 min no Pórtico do Largo dos Campeões. O radialista Tatata Pimentel da Rádio Gaúcha apertou corneta de largada e foi engolido pela multidão. Muita confusão, atropelo e desorganização técnica marcaram o evento, nos 3 percursos da corrida.
Cortes de trajeto por parte de atletas inexperientes e mal intencionados, problemas e demoras na cronometragem e classificação eletrônica. Uma grande quantidade dos inscritos era somente torcedores, nunca haviam competido em corridas de rua, principalmente no percurso dos 3 km. Isso gerou um abarrotamento na pista atlética do estádio ao final do percurso, pois ao invés de completarem a prova os “corredores” paravam na pista para pegar uma muda da grama, tirar fotos, registrar o momento, fazer graça para os amigos e familiares na arquibancada. Atletas da elite da prova dos 6 km foram completamente prejudicados, impedidos de correr quando adentravam na pista atlética, precisando desviar as pessoas que não se importavam se estava ocorrendo uma corrida competitiva.
Na prova dos 9 km os atletas de elite boicotaram a largada, solicitando maior tempo para o completo término da corrida dos 6 km, temendo o mesmo problema já ocorrido antes. Solucionado este problema, havia ainda o caos do trânsito, vivenciado por todos os percursos. Atletas e participantes se embreavam entre os carros, pelo fato do espaço isolado para a corrida ser muito pequeno para suportar a quantidade de competidores.
As premiações no pódio foram confusas, algumas tardias e sem a devidas considerações e honras aos corredores, ao ponto da coordenação técnica premiar os atletas dos 9 km sem mais poder utilizar o sistema de áudio do estádio, tendo a presença simplória de algumas dezenas das antes milhares de pessoas presentes.
“A empresa terceirizada para realizar o evento não possui experiência para o porte da prova em questão. A corrida teve o maior número de inscritos da história das corridas de rua do sul do país. Faltou planejamento principalmente com o tempo – espaço.” Relatou o atleta Diego Telles.
———
Voltar